Em um revés para as aspirações do São Paulo Futebol Clube, a equipe não participará da Conmebol Libertadores 2026, tendo que se contentar com a disputa na Copa Sul-Americana na temporada vindoura. A esperança de uma vaga adicional para o torneio continental, via Campeonato Brasileiro, evaporou-se com a confirmação de Corinthians e Vasco como finalistas da Copa do Brasil, fechando as portas para uma extensão do G-8 na classificação brasileira.
A situação delineou-se de tal maneira que, fosse qual fosse o campeão da Copa do Brasil, o resultado não influenciaria a adição de uma vaga extra para a Libertadores através do Brasileirão. Assim, o São Paulo, que concluiu sua jornada no campeonato nacional ocupando a oitava colocação, encontrou-se fora da zona de classificação para o prestigioso torneio sul-americano.
Equipes como Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Mirassol e Fluminense já haviam garantido suas posições na fase de grupos da Libertadores por meio do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, Botafogo e Bahia lutariam nas etapas preliminares da competição. Havia uma luz de esperança para o São Paulo, que necessitava de um triunfo de Cruzeiro ou Fluminense na Copa do Brasil para reabrir a possibilidade de uma vaga. No entanto, ambas as equipes foram desclassificadas nas semifinais, selando o destino tricolor.
Com esse desfecho, o São Paulo prepara-se para um retorno à Copa Sul-Americana, campeonato no qual não figura desde as últimas duas temporadas, quando esteve presente na Libertadores. Este reajuste nos planos do clube reflete as incertezas e as reviravoltas que o futebol pode apresentar, forçando adaptações e realinhamento de estratégias para as competições futuras.
O São Paulo, reconhecido por sua rica história e tradição no futebol sul-americano, olha agora para o futuro com a determinação de reconquistar seu lugar na Libertadores, começando pela campanha na Sul-Americana do próximo ano.